PROJETO DESCOBRINDO O MAR

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Projeto Descobrindo o Mar foi criado em 2005 por alunos de graduação do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – IOUSP. Seu principal objetivo consiste em tornar acessível o conhecimento gerado dentro da universidade para a comunidade, em especial, o projeto busca contribuir para melhorar o aprendizado de alunos da rede pública de ensino, utilizando a interdisciplinaridade do conteúdo oceanográfico como ferramenta educacional.

Em 2008 o projeto foi incorporado a Área de Extensão da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas – FUNDESPA, e desde então, já atendeu mais de 30.000 alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo.

O Descobrindo o Mar atua como um museu/laboratório de oceanografia itinerante, apresentando uma grande diversidade de conhecimentos sobre os oceanos, abordando temas atuais, associados as quatro áreas da oceanografia, a saber: física, química, biologia e geologia. A estrutura do projeto conta com 4 monitores, todos alunos ou ex-alunos do curso de Bacharelado em Oceanografia pelo IOUSP.

A estrutura do projeto  conta com um acervo com mais de 30 espécies de animais marinhos fixados, equipamentos de microscopia, equipamentos oceanográficos, painéis didáticos e ferramentas de multimídia. O Descobrindo o Mar ocorre nas dependências das escolas, utilizando o espaço físico dos laboratórios ou mesmo em uma sala de aula que permita acomodar a estrutura do projeto.

Espera-se que os alunos participantes compreendam os processos naturais a partir de conceitos da grade curricular do Ensino Médio e Fundamental. Para isto, o projeto mostra como as matérias de física, química, geografia e biologia podem ser associadas a processos naturais ou antrópicos.

O Projeto Descobrindo o Mar possui caráter educacional, sem fins lucrativos e busca promover conceitos de sustentabilidade. Atualmente é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e executado sem qualquer custo para as escolas interessadas.

Saiba mais sobre o projeto lendo a minuta do projeto: Minuta Projeto Descobrindo o Mar

Acesse também o blog do projeto: www.descobrindoomar.wordpress.com

e a minuta:

http://www.4shared.com/document/_nb66f9w/minuta122010.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: