EVENTOS

Página dedicada a divulgação dos eventos e cursos de educação ambiental realizados pela FUNDESPA.

PARCERIA FUNDESPA – SISTEMA ANGLO DE ENSINO

No ultimo dia 09 de abril, a Equipe de Extensão da FUNDESPA, participou de mais uma Oficina Regional do sistema Anglo de ensino, no município de Botucatu, ministrando a oficina “Atividades Práticas em Educação Ambiental”, consolidando assim, uma parceria que vem se fortalecendo desde 2009.


Figura 1. Curso de Atividades Práticas em Educação Ambiental – Botucatu

Esta parceria teve início através do professor Armênio Uzunian, um dos autores do material de biologia do Anglo, que foi o revisor da apostila sobre educação ambiental, elaborada pela FUNDESPA, como parte do Programa de Ações de Cidadania da TRANSPETRO, 2008/2009, que consistia em um curso de 36 horas para professores dos quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Ilhabela, Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba).

A partir deste trabalho a equipe de extensão da FUNDESPA passou a ser convidada á participar de Workshops, palestras e oficinas para professores do Anglo ou de prefeituras que utilizam seu material didático, sempre com temas voltados a educação ambiental e/ou oceanografia.

Com o tema “Atividades Práticas em Educação Ambiental” a área de extensão tentou passar para os professores a importância da educação ambiental como uma ferramenta de ensino transversal (multi e inter-disciplinar). Atividades lúdicas voltadas tanto para o fundamental I e II, como para o ensino médio, foram apresentadas e trabalhadas na prática com os professores.

Figura 2. Atividade prática “Ecofutebol”

A fim de incentivar a replicação destas atividades em sala de aula, a equipe da FUNDESPA forneceu aos participantes materiais complementares como apostilas e materiais para construção de atividades de educação ambiental.

A Fundespa espera que esta parceria com o Anglo só venha a crescer e que cada dia mais seja possível transmitir o conhecimento oceanográfico para vários setores da sociedade.

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DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS 2010

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um programa internacional de Educação Ambiental que trata dos problemas do lixo nas praias e mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta. No dia 25 de setembro de 2010, a equipe de voluntários do Instituto Oceanográfico da USP, sob a coordenação da FUNDESPA, participou novamente dessa iniciativa na cidade de Santos, ajudando a recolher o lixo no mangue do Jardim São Manoel.

Figura 1: Mangue do Jardim São Manoel, Santos – SP.

Durante as atividades, os lixos foram coletados, separados e pesados de acordo com o tipo de material. Foram recolhidos ao todo 1.625 kg de lixo, sendo 105 kg de isopor, 775 kg de plásticos, 79 kg de embalagens Tetra Pack, 191 kg de calçados, 48 kg de vidro, 27 kg de metais e 400 kg de madeira.

Figura 2: Voluntários do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias coletando lixo.

Figura 3: Lixo retirado do mangue.

Há quase uma década a FUNDESPA participa do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, contando com a participação voluntária de alunos do curso de graduação em Oceanografia do Instituto Oceanográfico da USP (IO-USP), que dedicam este dia ao futuro do planeta, almejando a conservação dos nossos ecossistemas e dos nossos recursos, hoje e para as gerações futuras.

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CURSO DE ATIVIDADES PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – SEDUC ILHABELA

No dia 26 de março de 2010, foi realizado pela FUNDESPA, o “Curso de Atividades Práticas em Educação Ambiental” com o apoio do Complexo Educacional Fazenda Barreiros, localizado na praia da Fazenda Barreiros, no município de Ilhabela – SP. O curso foi solicitado pela Secretaria Municipal de Ilhabela, para atender os coordenadores educacionais da região e teve como objetivos: refletir sobre a importância da Educação Ambiental na formação dos educandos e incentivar os coordenadores a promover e valorizar projetos e atividades de Educação Ambiental nas escolas do município. Para isso, a FUNDESPA desenvolveu diversas atividades lúdicas e dinâmicas, mostrando de forma atrativa temas sobre meio ambiente, a partir da perspectiva inter e multidisciplinar da ciência.

Para iniciar as discussões sobre a importância da Educação Ambiental, os participantes assistiram a um vídeo de 4 minutos de duração, que explorava a estratégia sensacionalista utilizada pela mídia jornalística de massa, em especial, quando trata de processos da natureza e catástrofes ambientais. Este vídeo serviu de introdução para a dinâmica do “Jogo de Palavras” na qual os participantes se distribuíram em 5 grupos, cada um responsável por organizar palavras recortadas em papel e distribuídas aleatoriamente, em uma oração cujo sentido direcionava a uma reflexão sobre a importância da Educação Ambiental e como explorá-la de forma satisfatória para a sociedade.

Figura 1 – Montagem das orações com sentido de valorizar a Educação Ambiental como ferramenta para solução de problemas no meio ambiente.

A partir destas duas atividades, a equipe de técnicos da Área de extensão da FUNDESPA apresentou, de forma esquemática, a sua filosofia de trabalho em atividades ambientais, ou seja, para se relacionar construtivamente com o meio ambiente, é necessário definir, ou conhecer os problemas que ocorrem nos diferentes ecossistemas do planeta, estudar estes problemas do ponto de vista da ciência, utilizando ferramentas da química, da biologia, física, da geografia, da matemática, da geologia, da oceanografia entre outras, a fim de dispor de conhecimentos técnicos mínimos para realizar uma análise crítica dos processos naturais e antrópicos que influenciam o meio em estudo, de modo que, medidas de redução ou mesmo solução do problema sejam exploradas de forma consciente.

Os participantes depois de conhecerem a teoria por trás da filosofia de trabalho da FUNDESPA, foram direcionados para a realização de uma atividade prática, que simulava um ecossistema natural sujeito a processos e problemas de ordem natural e antrópica. O objetivo desta atividade consistiu em exemplificar como a Educação Ambiental aplicada a partir da filosofia da FUNDESPA pode levar a soluções interessantes na área da gestão ambiental. O fechamento desta atividade foi realizado na praia de frente para a Fazenda Barreiros, buscando enfatizar que este tipo de atividade pode ser desenvolvida tanto em sala de aula, com materiais simples, de fácil acesso e com baixos custos, quanto no próprio ambiente, explorando as características naturais visíveis no ecossistema local.

Figura 2 – Atividade simulando o ecossistema costeiro da região sudeste do país, a fim de explorar os seus principais problemas de ordem natural e antrópica, e propor mecanismos de conhecimento, pensamento e solução para estes problemas.

Ao retornar da praia os participantes tiveram meia hora de descanso para o café e para preencher uma ficha sobre a “Pegada Ecológica” deixada no planeta por cada indivíduo, em função dos seus hábitos pessoais. As informações contidas nesta ficha foram exploradas, propositalmente, apenas no final do curso.

Antes de trabalhar os conceitos da Pegada Ambiental com os participantes, foi realizada uma dinâmica simulando uma audiência pública, a fim de discutir a possível aprovação de um empreendimento de grande porte em uma cidade litorânea fictícia. Os participantes foram novamente divididos em grupos para que representassem a sociedade organizada, envolvida diretamente nas negociações do processo de licitação para instalação do empreendimento. Esta dinâmica teve o objetivo de explorar a ciência como ferramenta para embasar de forma crítica as discussões técnicas em situações que podem alterar profundamente a rotina de uma determinada comunidade e os municípios adjacentes e como se comportam e interagem as diferentes associações e instituições da sociedade organizada frente a estas situações. A simulação da audiência pública, também, abordou o complexo conflito de interesses coletivos e individuais existentes na sociedade.

Figura 3 – Atividade Audiência Pública – Apresentação e discussão do empreendimento.

Ao término da audiência pública houve uma votação para decidir sobre a aprovação ou não do empreendimento; e para nossa surpresa a votação coletiva culminou com a aprovação do empreendimento, enquanto que a votação individual desaprovou considerando as condições propostas na dinâmica.

Após um breve momento de reflexão sobre esta divergência de interesses foi retomada a ficha da Pegada Ambiental para destacar aos participantes que a preocupação no desenvolvimento de hábitos individuais mais responsáveis em relação ao meio ambiente, é o primeiro passo para direcionar o pensamento coletivo para situações mais conscientes e sustentáveis do ponto de vista ambiental. Se todos os cidadãos forem orientados corretamente desde os primeiros anos de formação, e cumprirem com suas obrigações ecológicas, pode-se, então, acreditar na perpetuação da das riquezas naturais, a fim de que o homem possa coexistir de forma harmoniosa com a natureza.

O curso atendeu a 7 coordenadores específicos da secretaria municipal de educação e a 18 coordenadores de escolas municipais, que são responsáveis por motivar e oferecer boas condições de trabalho para professores de mais de 5.000 alunos da rede municipal de Ilhabela, além de 4 viveiristas do município e 3 funcionárias da Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela.

Para baixar a apresentação do curso acesse o link:

http://www.4shared.com/file/254712015/a5a1b6ac/ILHABELA_2010.html

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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADÂNIA NA P.E.P.A.

A FUNDESPA realizou no último dia 17 de março de 2010, para portadores de deficiência mental, um evento com atividades práticas e lúdicas sobre o meio ambiente marinho. Este evento foi organizado em parceria com a associação P.E.P.A. – Oficina de Arte (Projeto Especial para Adolescentes e Adultos).

A P.E.P.A. foi criada em junho de 1997, por duas irmãs, Cristina e Claudia, com o objetivo de atender portadores de deficiência mental. Com muita dedicação, vocação, pesquisa e um trabalho diferenciado, elas e outras educadoras da associação, conquistaram o respeito e a confiança de mais de 40 portadores de deficiência e seus familiares, que hoje compõem o corpo de educandos da oficina.

A P.E.P.A. é uma instituição sem fins lucrativos que tem a missão de ajudar o deficiente a participar ativamente da sociedade, e a FUNDESPA sente-se orgulhosa por contribuir com essa tão nobre missão.

No dia 17 de março de 2010 os educandos da P.E.P.A. foram divididos em 2 grupos conforme a sua capacidade cognitiva.

Para o primeiro grupo, a equipe de técnicos da FUNDESPA apresentou as curiosidades e maravilhas do oceano utilizando uma técnica de associação paralela entre o real (organismos marinhos fixados em formol e outras estruturas naturais do fundo do mar) e o lúdico (filmes e desenhos do Bob Esponja que retratam o fundo do mar de maneira fictícia), a fim de que a compreensão do educando fosse estimulada pelo sentido visual e sensitivo. Também foram realizadas atividades de quebra cabeça, envolvendo animais marinhos e conservação dos oceanos, e um labirinto com a função de associar diferentes tipos de lixo ao seu destino ecológico mais correto.

Figura 2 – Atividades do grupo 1

Para o segundo grupo, foram oferecidas informações mais detalhadas sobre processos marinhos básicos, divididos em três áreas: Oceanografia Física e Geológica, Oceanografia Biológica e Oceanografia Química. Neste segundo grupo além dos portadores de deficiência mental, também participaram, no sistema de inclusão social, alunos do Programa Primeiro Emprego do SENAC, que utilizam regularmente parte do espaço da P.E.P.A. para desenvolver suas atividades.

As atividades para o segundo grupo também valorizaram o sentido visual e sensitivo, além do auditivo, da fala e da memória, sempre de forma prática e atrativa. A Oceanografia Física e Geológica abordou temas relacionados aos processos naturais e dinâmicos que influenciam a formação e evolução dos ambientes de praia. Já a Oceanografia Biológica tratou de apresentar a diversidade de espécies de organismos marinhos e as suas funções dentro da cadeia trófica dos oceanos, bem como, o papel que o homem exerce dentro da cadeia trófica. A Oceanografia Química discutiu o problema do lixo e da poluição gerada pelo homem, e em especial, como estes problemas afetam os oceanos.

Após a apresentação da FUNDESPA, todos os participantes do segundo grupo passaram por um breve treinamento e em seguida foram divididos em sub-grupos mesclados com alunos da P.E.P.A. e do SENAC. Estes subgrupos foram organizados conforme a área em que demonstraram maior interesse e afinidade.

Cada subgrupo organizado e devidamente treinado realizou pequenas apresentações simulando uma atividade profissional de visitas a programas ambientais monitorados. Foi um processo interessante, em que alguns talentos tanto da P.E.P.A. quanto do SENAC se destacaram como possíveis monitores de projetos ambientais.

Figura 3 – Atividades do grupo 2

Ao final das atividades foi preciso apenas um breve período de reflexão para que nós da FUNDESPA percebêssemos o quanto saímos ganhando em relação aos educandos, tanto da P.E.P.A. quanto do SENAC. Nós compreendemos que todos os seres humanos devem ser respeitados, independente da sua condição física, social ou mental, que nenhum limite é intransponível, e que a sinceridade e a compaixão são instrumentos da vida muito importantes para ajudar a nos tornarmos pessoas melhores.

Para ver mais fotos deste evento acesse o link:

http://www.flickr.com/photos/descobrindoomar/sets/72157623527934393/show/

Obrigado a todos os amigos da P.E.P.A. Um grande abraço!

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Uma resposta to “EVENTOS”

  1. Alunos da P.E.P.A Says:

    Nós alunos da P.E.P.A. gostamos muito da visita de vocês!!!!
    Adoramos as atividades, a exposição, as explicações e as fotos que foram divulgadas.
    Até uma próxima!!!
    Um enorme abraço
    Turma da P.E.P.A.

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