MINC DIZ QUE DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA ESTÁ CONTROLADO

“O desmatamento na Amazônia está controlado”, garante Minc!??


O ministro da Justiça, Tarso Genro (à esq.) e o do Meio Ambiente, Carlos Minc, no momento da assinatura da proposta de lei que cria o Fundo de Proteção Ambiental e a Comissão Interministerial no Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia)/Foto: Jefferson Rudy/MMA

“Pela primeira vez o desmatamento na Amazônia está controlado. Nós não vamos voltar aos índices de destruição anteriores”. A garantia foi feita pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ao destacar que o trabalho articulado dos ministérios do Meio Ambiente e da Justiça foi o responsável pela antecipação em cinco anos da meta de redução continuada do desmatamento na Amazônia.

Há cerca de duas semanas, Minc e o ministro da Justiça, Tarso Genro, assinaram uma proposta de projeto de lei que cria o Fundo de Proteção Ambiental e a Comissão Interministerial no Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia).

Minc anunciou ainda que a comissão vai trabalhar para a queda do desmatamento nos biomas Cerrado e Caatinga, além da Amazônia. “A integração cria um todo que é maior que a soma das partes”, acrescentou o ministro.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o projeto de lei que será enviado ao Congresso formalizará o Fundo de Proteção Ambiental e deverá criar fontes fixas de financiamento para equipar e estruturar os órgãos de segurança pública e de fiscalização.

Queda

Em novembro de 2009, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou que o desmatamento da Amazônia registrou a menor taxa de devastação desde 1988. Segundo o órgão, a área de desmate entre agosto de 2008 e julho do ano passado foi de 7 mil quilômetros quadrados (km²) de floresta.

Fonte: Blog Eco4Planet (Guilherme Costa)

Acho engraçado o entusiasmo do governo em apresentar dados do tipo: “a menor taxa de desmatamento desde 1988”, comemorando uma destruição em torno de 7.000 km2, em apenas um ano, de um dos biomas mais importantes do planeta. E o pior, depositando a solução para a preservação da Amazônia em uma “proposta de projeto de lei” para criar uma Comissão Interministerial no Combate aos Crimes e Infrações Ambientais. Ou eu não entendo nada de Meio Ambiente, ou esses caras estão brincando de tapar o sol com a peneira, não é possível que em um país como o Brasil, que possuí 8.514.876 km2 de área, os governantes não demonstrem a mínima preocupação em desenvolver e executar um planejamento do uso racional da terra em nível nacional.

Até eu que sou Oceanógrafo e entendo mais de mar do que de terra consigo apontar algumas determinadas áreas do território brasileiro com vocação para agricultura, pecuária, desenvolvimento de núcleos urbanos e industriais, bem como, áreas com vocação para preservação permanente, de forma, que esta tarefa não deve ser muito difícil para os especialistas no assunto.

É incrível como nos acostumamos com a política de criar mecanismos para tentar punir infratores, ao invés de políticas de planejamento adequado, seguido de orientação a população e fiscalização das áreas prioritárias, a fim de garantir o sucesso do plano de uso racional da terra. É, infelizmente, acho que a implantação deste planejamento deve ser muito complexa, e também, exige competência e pulso firme dos órgãos de fiscalização ambiental, atualmente sucateados, que não possuem sequer, equipes de campo equipadas adequadamente e com recursos humanos suficientes para a realização de vistorias ambientais.

Mas poderia ser pior, a Amazônia poderia estar sendo alvo de biopirataria e até de hidropirataria, já pensou?

Por: Mario Luiz Mascagni

Oceanógrafo – Departamento de Extensão FUNDESPA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: